
A Revolta da Chibata ocorreu em 22 de novembro de 1910, no Rio de Janeiro, com a revolta dos marinheiros. Naquele período era comum açoitar com chibatadas os marinheiros, tudo com intuito de discipliná-los.
Através dessa prática violenta os marinheiros se revoltaram principalmente depois que o marinheiro Marcelino Rodrigues levou 250 chibatadas diante de todos os presentes no navio, desmaiou e continuou sendo açoitado.
Sempre em uma revolta ou manifestação uma pessoa toma a frente para encorajar os outros, nesse caso o Almirante Negro, o Marujo João Cândido, foi o primeiro a esboçar uma ação contrária aos castigos das chibatas.
Na baía de Guanabara encontravam-se vários navios que foram tomados pelos rebeldes, além disso, começaram a controlá-los retirando todos oficiais, aqueles que causassem resistência à ocupação eram assassinados, e se caso o governo não atendesse suas exigências ameaçavam lançar bombas na cidade.

Após o conflito, passaram-se quatro dias e, então, o Presidente Hermes da Fonseca decretou o fim da prática violenta de castigos e perdoou os marinheiros.
Entretanto, quando foram entregar as armas notaram que tinham sido enganados pelo presidente que, automaticamente, retirou da corporação da Marinha todos aqueles que compunham a revolta, além de João Cândido o líder, com isso foram depositados no fundo de navios e prisões subterrâneas na Ilhas das Cobras.
Tudo de muito bom gosto por aqui.
ResponderExcluirUm abraço.
Nossa amigaaa
ResponderExcluirme senti numa aula de História aki
ehe
arrazou!
bjooos!
Sãoasfacetaseum país que contrui a história sob a mntira.
ResponderExcluirBjs.
______
Leia também -> RIO ENTERTAINMENT
http://jafogandooganso.wordpress.com
Obrigada James. Que bom que gostou!!!
ResponderExcluirFique a vontade...
Meu amigo Novais!!! Que bom que vc tbm gostou do assunto. A revolta da chibata é mesmo um fato histórico muito intrigante, tive que postar algo. Um abração amigo!!!
ResponderExcluirAmigo Guará, já dei uma conferida no "Afogando o ganso", apesar de já ter visitádo-o, adorei pelo seguinte fato, ter encontrado vários relatos do nosso Mengão. Viva o Hexa!!! Já já vou postar algo a respeito..
ResponderExcluir