quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

. Revolta da chibata .


A Revolta da Chibata ocorreu em 22 de novembro de 1910, no Rio de Janeiro, com a revolta dos marinheiros. Naquele período era comum açoitar com chibatadas os marinheiros, tudo com intuito de discipliná-los.

Através dessa prática violenta os marinheiros se revoltaram principalmente depois que o marinheiro Marcelino Rodrigues levou 250 chibatadas diante de todos os presentes no navio, desmaiou e continuou sendo açoitado.

Sempre em uma revolta ou manifestação uma pessoa toma a frente para encorajar os outros, nesse caso o Almirante Negro, o Marujo João Cândido, foi o primeiro a esboçar uma ação contrária aos castigos das chibatas.

Na baía de Guanabara encontravam-se vários navios que foram tomados pelos rebeldes, além disso, começaram a controlá-los retirando todos oficiais, aqueles que causassem resistência à ocupação eram assassinados, e se caso o governo não atendesse suas exigências ameaçavam lançar bombas na cidade.

Após o conflito, passaram-se quatro dias e, então, o Presidente Hermes da Fonseca decretou o fim da prática violenta de castigos e perdoou os marinheiros.

Entretanto, quando foram entregar as armas notaram que tinham sido enganados pelo presidente que, automaticamente, retirou da corporação da Marinha todos aqueles que compunham a revolta, além de João Cândido o líder, com isso foram depositados no fundo de navios e prisões subterrâneas na Ilhas das Cobras.

6 comentários:

  1. Nossa amigaaa
    me senti numa aula de História aki
    ehe
    arrazou!
    bjooos!

    ResponderExcluir
  2. Sãoasfacetaseum país que contrui a história sob a mntira.
    Bjs.
    ______
    Leia também -> RIO ENTERTAINMENT
    http://jafogandooganso.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Obrigada James. Que bom que gostou!!!
    Fique a vontade...

    ResponderExcluir
  4. Meu amigo Novais!!! Que bom que vc tbm gostou do assunto. A revolta da chibata é mesmo um fato histórico muito intrigante, tive que postar algo. Um abração amigo!!!

    ResponderExcluir
  5. Amigo Guará, já dei uma conferida no "Afogando o ganso", apesar de já ter visitádo-o, adorei pelo seguinte fato, ter encontrado vários relatos do nosso Mengão. Viva o Hexa!!! Já já vou postar algo a respeito..

    ResponderExcluir