domingo, 29 de novembro de 2009

. HISTÓRIA DA FRANÇA .


HISTÓRIA DA FRANÇA

No século IX antes de Cristo, tribos celtas instalam-se na Gália, que corresponde aproximadamente ao atual território francês. O imperador romano Júlio César derrota os gauleses e conquista a região entre 58 e 51 a.C. Os romanos dominam a Gália até o final do século V, quando a região é invadida por tribos bárbaras.

Nessa época, sob o comando de Clóvis I, os francos conquistam todo o país, que se converte ao catolicismo. No século IX, o rei Carlos Magno torna-se imperador do Sacro Império Romano-Germânico, que abrange as atuais França e Alemanha. O Império divide-se em domínios feudais após o reinado de Carlos Magno.

Entre 1337 e 1453, a França e a Inglaterra veem-se envolvidas em uma disputa territorial que ficaria conhecida como Guerra dos Cem Anos. Sob inspiração de Joana D'Arc, os franceses derrotam os ingleses em Orleans, em 1429. Em 1431, porém, Joana D'Arc é queimada como herege em Rouen...

Curiosidade: A numeração das casas para o propósito postal começou em Paris, durante 1463 e 1464. O distrito da ponte de Notre Dame foi o primeiro a ser numerado...

A França sai vitoriosa do conflito e conquista possessões inglesas. Em 1572, a rainha Catarina de Medicis ordena o assassinato dos huguenotes (protestantes), episódio que recebeu o nome de Noite de São Bartolomeu.

Em 1598, o rei Henrique IV, fundador da dinastia dos Bourbon, restabelece a paz religiosa com o Édito de Nantes e enfraquece o poder dos senhores feudais.

O prestígio da França cresce no período de influência do cardeal Richelieu, primeiro-ministro do rei Luís XIII entre 1624 e 1642, que consolida o absolutismo e leva a França à guerra contra a dinastia austríaca dos Habsburgo.

No reinado de Luís XIV, o Rei Sol (1638-1715), o absolutismo chega ao auge, mas as sucessivas guerras expansionistas minam a supremacia francesa na Europa.

Sob o reinado de Luís XV (1710-1774) desenvolvem-se as idéias do iluminismo (Voltaire, Diderot, Rousseau), que combatem a intolerância religiosa e o absolutismo.

Guerras desastrosas e a incapacidade do rei Luís XVI de enfrentar a crise financeira do Estado desencadeiam a Revolução Francesa em 1789. É formada uma Assembléia Nacional, que vota a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão e extingue os privilégios feudais.

A França revolucionária entra em guerra contra as Monarquias européias. A posição ambígua do rei - agora monarca constitucional - e a reação da nobreza européia radicalizam a revolução.

Em 1792, nasce a I República. O rei Luís XVI e a rainha Maria Antonieta, condenados por traição depois de tentar fugir do país, são executados em 1793. O líder político Maximilien de Robespierre e os jacobinos impõem o terror, primeiro sobre os contra-revolucionários, depois sobre jacobinos dissidentes. Robespierre é guilhotinado em 1794.

Um golpe militar do general Napoleão Bonaparte recompõe a estabilidade política em 1799. Bonaparte se faz coroar imperador da França em 1804, sob o título de Napoleão I. Seu governo é autoritário, centralizador e expansionista.

As guerras napoleônicas levam a aristocracia européia ao pânico, até a derrota de Napoleão por tropas inglesas e austríacas na Batalha de Waterloo (1815). É restaurada a dinastia dos Bourbon entre 1815 e 1830. Uma revolução popular, em 1830, derruba o último Bourbon, Carlos X, e leva ao trono um Orleans, Luís Felipe I.

Em 1848, uma nova revolução, que traz o advento do movimento operário na história européia, instaura a II República. Luís Bonaparte, sobrinho de Napoleão, é eleito presidente. Em 1851, o presidente dá um golpe de Estado e no ano seguinte torna-se imperador sob o título de Napoleão III.
volta ao topo

2 comentários:

  1. Adorei o blog !!!
    Já sou sua seguidora, fique a vontade para seguir o meu!!!
    Bjus...

    ResponderExcluir
  2. Beleza!!! Que bom que gostou, já estou seguindo o seu tbm.
    Beijão,
    LL

    ResponderExcluir